O Porto de Navegantes (Portonave) é um dos principais complexos portuários do Brasil

Saiba tudo sobre o Porto de Navegantes (Portonave)

Os portos marítimos são uma das principais entradas para a maioria dos produtos importados pelo Brasil. Essa é uma realidade que vivemos há anos. Mas você, nosso leitor, conhece um porto? E sobre o Porto de Navegantes (conhecido como Portonave), já ouviu falar ou sabe a importância dela para o comércio exterior?

Especificamente, esse ponto de ‘embarque e desembarque’ que liga terra e mar tem muita história e relevância. É impossível falarmos sobre comércio exterior no Brasil sem citarmos esse porto. Isso é o que vamos mostrar no artigo abaixo.  Conheça o Porto de Navegantes.

Você irá conferir:

A história do porto de Navegantes (Portonave)

Localizado na cidade de Navegantes, em Santa Catarina, o Porto de Navegantes (Portonave) é o primeiro porto privado do Brasil, uma das mais eficientes instalações na movimentação de contêineres do país. A companhia responsável levou dez anos para que fosse feita aquisição dos terrenos, documentação e realização dos estudos necessários para as obras em terras catarinenses.

A autorização para o funcionamento desse importante terminal de contêineres veio do Ministério dos Transportes em 2001.

Leia mais: ‘Contêineres: entenda o mercado, as inovações e desafios do setor’

A construção, no entanto, começou em 2005. No local, havia um pátio de obras e uma pequena sede administrativa. De fato, as atividades e funcionamento do local começaram em 2007, apenas dois anos depois desse início das obras, quando atracou o primeiro navio, o MSC Uruguai. 

De lá pra cá, nesses 21 anos – desde as primeiras movimentações –  o espaço mostrou a força,  relevância e influência que tem no comércio exterior. A Portonave detém o recorde sul-americano de produtividade de navios. Também é líder de mercado em Santa Catarina.

Sobre o Portonave

Localizado na cidade de Navegantes, pouco mais de 110km de Florianópolis, em Santa Catarina, o Portonave recebe cargas de todo o mundo. Atua ainda no escoamento da produção das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e outros países da América Latina.

A estrutura ocupa as margens da foz do rio Itajaí-açu. Rota que atende a demanda de contêineres que chegam diariamente do Brasil e outros países do mundo todo. Com uma estrutura moderna – e possíveis movimentações – o porto oferece ainda uma logística portuária, Essa somatória cria oportunidades até mesmo  descontos para fomentar a competitividade no setor.

De acordo com levantamento interno, mais de 1,1 mil pessoas são colaboradores no local atualmente. Essa prestação de serviços, junto com a alta produtividade, são reconhecidas internacionalmente.

Navegantes é o segundo maior porto recebedor de contêineres do nosso país, perdendo a liderança apenas para o Porto de Santos. Portonave movimenta cargas no comércio exterior marítimo com portos do mundo todo.

Leia mais: ‘Porto de Santos: entenda a sua importância para o comércio exterior do Brasil’

Estrutura do Porto de Navegantes

A estrutura da Portonave chama atenção, permite até mesmo receber grandes navios em três berços de atracação em um cais linear de 900m, capacidade estática de armazenagem de 30 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) em uma área total de 400 mil m².

Um importante diferencial do Portonave é a câmera frigorífica totalmente automatizada, com capacidade estática de 16 mil posições pallets. Também há uma antecâmara com 13 docas para o recebimento de cargas. São, ao todo, 50 mil m² de área destinada para armazenagem.

A estrutura do terminal chama atenção também devido ao seis portêineres, 18 transtêineres, cinco empilhadeiras Reach Stacker e quatro empilhadeiras para vazios. Além dos 40 Terminal Tractors, dois scanners e mais de 2.400 tomadas reefers.

Recordes de movimentação do Portonave

Em 2022, o Porto Navegantes chegou aos 10 milhões de TEU’s movimentados – métrica equivalente a contêineres de 20 pés. A marca foi registrada no último dia 8 de fevereiro de 2022.

De acordo com um levantamento divulgado pelo Porto de Itajaí, somado ao complexo portuário de Navegantes, foi registrado um aumento de 22% na movimentação em toneladas entre janeiro e dezembro de 2021. Destaque para margem direta, com crescimento de 16% na movimentação acumulada de contêineres cheios de importação.

O saldo é referente ao acumulado da movimentação de toneladas acumuladas durante esses onze meses de operações ano passado.

No balanço atual, segundo o relatório de estatísticas da Superintendência, o acumulado foi 1.499.076 TEU’s. Já no acumulado em 2020, o número foi de 1.280.021 TEU’s.

Considerando apenas a movimentação total de contêineres cheios durante o período, o crescimento foi de 25% em relação a 2020. A crescente apontou na marca mais atual 1.158.611 TEU’s e na anterior 926.703 TEU’s.

No caso dos contêineres cheios para importação, o número foi 385.399 TEU’s em 2020 para 537.150 TEU’s em 2021. No acumulado de onze meses, aumento de 39%. Mais uma marca recorde do complexo portuário.

Leia mais: ‘Frete Internacional marítimo: como funciona? Como calcular?’

Impacto do porto no Brasil e mundo

Com marcas recordes em movimentações portuárias, o Portonave permanece entre os líderes nacionais como segundo maior porto em movimentação de contêineres do Brasil. Pelo local já passaram mais de 7,8 mil escalas de navios de todas as regiões do mundo. A movimentação inclui exportação de cargas, como madeira, proteína animal, móveis e produtos cerâmicos. Já quando falamos em importação, temos bebidas, plásticos, produtos químicos e borrachas.

Os números apontados aqui mostram a importância do setor portuário para a economia brasileira. Os portos representam, cerca de, 95% da corrente de comércio exterior que passa pelo Brasil. É através dessa conexão água-terra que são movimentados quase R$ 300 bilhões por ano. Equivalente a mais de 14% do PIB nacional.

A influência é tanta que as cargas voltadas ao agronegócio, por exemplo, são 100% escoadas pelos portos.

Leia mais: ‘Produtos isentos de Impostos de Importação: lista atualizada’

Estatísticas de Importação e exportação do Porto de Navegantes 

Ao falarmos de itens exportados através do Porto de Navegantes, podemos elencar, principalmente, madeira e seus derivados (como móveis, por exemplo). As aves congeladas também ganham destaque, seguidas por cerâmicas, papel, tabaco, produtos têxteis e até carne bovina congelada. 

Apesar da alta no dólar, o Brasil também seguiu importando itens através do porto. Entre eles estão itens mecânicos e eletrônicos, plásticos e borrachas; e produtos químicos. 

Principais países na importação

Hoje em dia, os principais parceiros comerciais do Brasil nesse setor são China, Estados Unidos, Europa e Mercosul.

Quer saber tudo sobre o porto de Santos?

Um dos maiores portos do mundo, o Porto de Santos é essencial para o comércio exterior brasileiro. A Logcomex preparou um guia completo sobre o complexo portuário, com dados detalhados sobre sua origem, funcionamento, operação e movimentação. Quer conferir? Preencha o formulário abaixo e leia o material na íntegra gratuitamente.