Como é o comércio de chocolate no mundo?

chocolate

Como é o comércio de chocolate no mundo?

No dia 7 de julho celebramos o Dia Internacional do Chocolate, e são poucas as pessoas que não adoram esse alimento derivado do cacau. Apenas Europa e os Estados Unidos correspondem a cerca de 55% do consumo do chocolate no mundo, enquanto os suíços consomem mais de 9 kg de chocolate por ano, ficando em primeiro lugar no consumo desse alimento.

Os maiores fabricantes de chocolate do mundo são:

Big Data - LogComex
  1. Mars
  2. Mondelez
  3. Nestlé
  4. Ferrero
  5. Kraft Foods
  6. Hershey

Embora não seja um dos maiores consumidores na cadeia mundial, o Brasil possui forte atuação na produção e consumo de chocolate. Levando em consideração os desafios enfrentados este ano, houve uma grande queda nas operações de compra e venda. As exportações registraram queda de 15,3% e as importações uma redução de 26,2%.

A maior parte do chocolate consumido pelos brasileiros vem de países como a Alemanha, Argentina, Itália, Estados Unidos, Bélgica, Suíça, Equador, Índia, França, Áustria e Portugal.  Os estados de Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Paraná são os maiores responsáveis pela grande quantidade importada.

Diversas empresas de capital estrangeiro visam um potencial estratégico no Brasil, considerando que o país possui uma cadeia produtiva completa de chocolate, desde o cacau, leite, açúcar até a embalagem do produto. Os principais produtores de cacau estão localizados no Pará e na Bahia, garantindo a produção de chocolates brasileiros para o mundo inteiro.

A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB) representa os principais fabricantes no Brasil, e indica que a indústria de chocolate brasileira fatura cerca de R$ 26,4 bilhões e gera mais de 42 mil empregos.

Embora boa parte do setor seja representado por grandes companhias, as pequenas e médias empresas do segmento também merecem atenção, pois conseguem competir em termos de qualidade no mercado estrangeiro.

Principais indicadores do chocolate no comércio exterior

Valor total importado no último ano

$253.378.350,00

Principais NCMs importados no último ano

1806.90.00 – Outros chocolates e preparações alimentícias contendo cacau

1517.90.90 – Outras misturas, preparações alimentícias de gordura, óleos, etc.

1806.32.10 – Chocolate não recheado, em tabletes, barras e paus

Porcentagem de importação por modal

Marítima – 43,21%

Aérea – 38,04%

Rodoviária – 5,38%

Países que mais consomem o chocolate brasileiro

Argentina

Uruguai

México

Paraguai

Chile

Bolívia

Colômbia

Equador

Peru

Estados Unidos 

Principais estados exportadores de chocolate no Brasil

São Paulo

Minas Gerais

Paraná

Espírito Santo

Rio Grande do Sul

Escrito por: Kauana Pacheco